Grau de Philosophus  4 = 7    

Este é o quarto e último grau da Ordem Externa e aqui o magista recebe a quarta iniciação, a do elemento fogo, adentrando na 7ª esfera da Árvore da Vida, Netzach.

Esta iniciação complementa e equilibra a anterior, da Água. Novamente, o iniciado se aventura para fora do conforto do Pilar Médio em direção, desta vez, ao Pilar da Benevolência. 

Como no grau anterior, da Água, os dois caminhos que levavam à esfera de Hod eram de natureza ígnea, aqui ocorre o contrário: os caminhos que levam a Netzach, esfera de Vênus, são de natureza aquosa.

Lembramos que fogo, aqui, refere-se ao elemento ígneo da psique.

O mito que alimenta a cerimônia deste grau é a antiga batalha entre a ordem e o caos, entre o bem e o mal, e o pano de fundo para o rito é a descrição bíblica, no Genesis, da Queda dos Reis do Edom (símbolos das forças caóticas) e da vitória de Israel (símbolo das forças da ordem), incluindo também a história descrita em Salmos e Habacuque, de IHVH (Javé) conquistando o mar e os rios. Esta história, cabe notar, está baseada na mais antiga história Babilônica da criação e da guerra entre as forças da luz e das trevas descrita no Enuma Elish.

A cerimônia inicia com a invocação das forças do fogo e o Practicus prova que dominou os conhecimentos e segredos do grau. Ele faz então o juramento do Philosophus.

Ele percorre ritualmente o 29º Caminho de Qoph, entre Malkuth e Netzach e então encontra Osiris, Horus e Isis, que são aqui os símbolos da Água e das três fases do tempo. Chegando ao fim do Caminho, lhe é mostrada e explicada a Lua (carta do Tarot).

Aprende então os mistérios do 28º Caminho de Tzaddi, entre Yesod e Netzach, encontrando com Isis, Nephtis e Hathor. Ele ou ela então é inicado sob a Água Celeste e aprende intuição, consciência, meditação e imaginação. Então lhe revelam e ensinam sobre A Estrela (carta do Tarot).

Após isto, percorrerá o 27º Caminho de Peh, entre as esferas de Hod e Netzach, Este é um drama que trata da morte dos Reis do Edom e aborda a destruição do velho em favor do novo, uma metáfora para a deconstrução do iniciado. Ao final do Caminho, estuda-se a carta do Tarot,  A Torre.

Após isto, o aspirante é iniciado no templo de Netzach e aprende o simbolismo do Jardim do Eden Após a Queda.

Estudos deste grau:

Conexão com o Espírito

Alquimia Prática

Gnosticismo Contemporâneo

A Obra Secreta da Filosofia Hermética

Introdução ao Misticismo Rosacruz

Mais detalhes no material do grau...